terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pedestrianismo numa forma muito particular...


De engraçado, isto pode não ter qualquer teor, mas não é essa a minha intenção em relacção a este aspecto. Na próxima Assembleia Municipal alguém devia apresentar alguma proposta sobre os passeios nas ruas penacovenses, não apenas de Penacova, mas a nível de concelho na sua generalidade!
Visto já terem sido gastos uns "cobres" valentes (melhor aproveitamento lhes daria eu a beber uns tintos e comer umas bifanas no Jó, passe a publicidade!), acho que se deviam fazer algumas coisas a tão apreciadas e necessárias obras:
- A largura deveria ser alterada. A largura das estradas passar a ter a largura dos passeios e vice-versa. Isto porque mesmo existindo essas ligeiras elevações junto das redes viárias, as pessoas continuam a insistir em usar o alcatrão para se deslocarem a pé. Mesmo assim , acredito que haveria ainda quem continuasse a usar a estrada. Poderá existir uma outra interpretação: por ser tudo tão belo (os passeios, claro!), as pessoas preferem não estragar, logo não pisam! Quantas vezes já não tiveram de se desviar (e quase embater em quem vem no sentido oposto!) para não atropelar alguém que ía a pé na estrada, com o passeio a 15 cm? Comigo acontece quase todos os dias, principalmente quando acabo de "secar" algum barril de tinto! Mas acontece porque utilizo exactamente a zona central da via (ou pelo menos tento!) para cambalear...
- Já agora, fiscalização, pelas autoridades competentes (vulgo GNR), ou seja multar os condutores quando não param, quando não se desviam (o que pode provocar alguns danos físicos mas...), ou até mesmo quando buzinam como forma de protesto aos pedestres!

Não esquecer que este post é apenas para localidades espalhadas pelo concelho que já se encontram "equipadas" com passeios!

Sem comentários: