segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sinteticamente Falando...


Em mais uma tarde solarenga em Penacova (no resto do país não sei como estava, mas também não interessa!) quando mais um telefonema foi captado pelas escutas do já famoso WikiLeaks, isto já há uns anos. Dessa vez, os seus intervenientes são Padrinho Marques (PM) e Pedro Engenheiro (PE), sobre questões muito “sintéticas”!
PM - Estou, Pedro?
PE - Sim, Padrinho. Dá-me a sua benção?
PM - Deixa-te dessas m...! Estou a ligar porque há aqui um assunto importante que preciso, ai, precisamos de debater.
PE - O que o Padrinho disser para mim está bem...
PM - Como é o único com poleiro, ai, pelouro que existe aqui nos paços acabas por ser directamente interessado.
PE - Mas, Padrinho, o meu poleiro, ai, pelouro, só existe de nome.
PM - Como sabes, devia haver uma candidatura para aqueles fundos da união europeia para fazer um relvado sintético! Mas eu como penso muito á frente e á grande quero fazer 5! Dois no alto concelho, onde me adoram, um junto aos moinhos de Gavinhos, um junto ao Calhau Encastrado e outro na Espinheira, junto á zona industrial!
PE - Pois é, Padrinho, mas esses fundos só são atribuídos se for para um relvado na sede da nossa Princesa do Mondego! Ah, e onde fica essa zona industrial da Espinheira?
PM - Ó Pedro, tu não me irrites! Mas qual sede, qual carapuça? Achas que me interessa a sede para alguma coisa? Como diz o teu amigo Suissinho Mamede sobre a sede de freguesia: "era uma bomba"!
PE - Pronto, está bem. Desculpe, só estava a tentar ajudar!
PM - E se forem "só" 3? O que achas? Não achas que assim já seria mais fácil? 
PE - Então mas e os fundos assim perdem-se!!!!!
PM - E o que é que isso importa? És tu que vais pagá-los? Olha eu não sou de certeza! E como o que temos feito por estas bandas, tem sido tão pouco e tão mal feito que não vamos aguentar aqui muito tempo!
PE - Como disse, o que o Padrinho disser para mim está bem!
PM - Então vamos fazer um em Gavinhos, que tem de ficar pronto antes dos outros, depois no alto concelho aproveitamos o campo Dr. Viegas Pimentel (com aqueles balneários fantásticos a mandar a água para a valeta na estrada) e no campo da serra, logo a seguir ao Calhau Encastrado, também se pode fazer qualquer coisa!
PE - Mas esse não fica muito perto da sede?
PM - Fica, mas pela estrada de cima também fica perto de Gavinhos, para quando houver derbys não demorarem muito nas deslocações!
PE - Ah, está certo! Mesmo assim continuo a achar que é muito dinheiro! É que assim, em vez de se conseguir 80% do financiamento de um campo, vamos conseguir 0% dos três campos!
PM - Mas lá está tu? Queres levar uns açoites no rabiosque? Já te disse que com o que se tem feito, o mais certo é não estarmos por aqui quando for altura de os pagar! Que estiver cá que se aguente á bronca!
PE - Mas porque é que me está sempre a assustar com isso de não estar cá quando for para pagar? Sou uma pessoa séria e gosto de cumprir o que prometo!
PM - Ouve lá, ainda não aprendeste nada neste anos todos debaixo da minha asa? Estás parvo, ou quê? Queres levar uns açoites no rabiosque?
PE - Pronto, está bem. Daqui em diante digo sempre "ámen" a tudo o que o Padrinho disser!
PM - Assim está melhor. Vou tratar disso para depois assinares! Sabes que não é só recebê-lo ao fim do mês, também tens que dar á caneta e assinar umas m... de vez em quando! Porta-te bem e onde quer que passes, fala bem de mim! Até logo!
PE - Isso nem era preciso dizer, sabe que sou o seu fã número 1! Até logo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já está o Humberto a pagar por isto! Assim como as restantes obras do Centro Cultural e Centro Educativo que não estavam previstas nos projectos! Por isso é que ficavam "baratos"!

Anónimo disse...

Realmente, este concelho é muito sintético! Em tudo...