terça-feira, 21 de junho de 2011

Não serve para 1ª escolha, muito menos para 2ª...



Bons dias, Amiguinhos.
Ontem foi um dia, um tanto ou quanto, atribulado em especial na Assembleia da República. Atribulado e de contradições, mas vamos por partes.
Ao ouvir o noticiário da SIC, e as palavras sábias de Miguel Sousa Tavares que vinham de encontro à opinião de muito boa gente. O homem da AMI, o humanista, com vida dedicada à causa pública, o Salsichas Nobre, tinha sido um "tiro nos pés" por parte do Passas Lebres. Em primeiro não conseguiu sequer gerar consenso entre a própria força que o "elegeu", nem na outra força com que se coligou, muito menos nas que directamente de opunham a esta "rampa de lamçamento". Sim, porque daqui a 4 anos iria lançar novamente a candidatura à Presidência da República! Mas já lá vamos!
Ora anda por aí muita gente com a ideia errada do que é exactamente a figura de estado "Presidente da Assembleia da República". Este cargo é tão só o segundo mais importante, sendo apenas "ultrapassado" pelo cargo de Presidente da República. Não se pense que é apenas uma pessoa com o poder de deixar falar ou calar os deputados ou os ministros, e temporizar esses mesmos discursos! Em ausência do cargo mais importante, este segundo assume as "rédeas" da República!

Depois disto tudo, o título deste post leva para um duplo sentido:
1º Não serve para Presidente da República (como ditaram as eleições presidenciais), também não serve para Presidente da Assembleia da República

2º Não serve para 1ª escolha para Presidenrte da Ass. da República, também não serve para 2ª escolha para Presidente da Ass. da República, porque nem com duas votações conseguiu ser eleito!

Finalizadas que estavam as votações, eis a revelação da tarde em que o Salsichas Nobre garantiu que irá continuar a exercer as funções de deputado «enquanto entender que serão úteis ao país» e que vai hoje para casa «com sentido de dever cumprido»! Dever cumprido, IHIHIHIH.
Um pouco contraditório, visto o prórpio ter dito ao Expresso que se «não for eleito presidente da AR renuncio de imediato». Fica aqui a sugestão para o Passas Lebres indicar: porque não convidar o Padrinho Marques? Visto que agora qualquer um já não será a primeira opção, também qualquer um, pelos vistos, está habilitado a tão honroso lugar!
Mas o homem deve ter outras coisas em mente, como sempre foi muito dado ao próximo, fica ali para exercer exactamente essa função. Pensa-se que o próximo "Live AID" será ali mesmo, na AR,  pela mão deste tão Nobre senhor...
Já estou a ver em plena Assembleia nomes fortes da música e deste evento, tipo Bob Geldof, Paul McCartney, Ruizito da Ponte, etc..., a actuarem nessas galerias...



Sem comentários: