sexta-feira, 29 de julho de 2011

Praia e festas...



Boas, amiguinhos.
Chega agora à adega uma opinião sobre o nosso concelho, em especial de duas situações recentes, que passo a divulgar, novamente enviada para a caixa do correio electónico.

"Como sou pessoa de criticar quando o devo fazer, mas aplaudir também quando a situação assim o pede, aquilo que escrevo ao blog pode ser interpretado como crítica mas também por elogio. 

Em primeiro lugar tem como ponto de partida o Reconquinho, a "nossa" praia, que me satisfaz muito ter conhecimento que finalmente foi reconhecida por praia fluvial no roteiro das mesmas.
Quando digo a nossa "praia", tem a ver com o que aquela praia já foi, no que se tornou, e no que está novamente a despontar. Lembro-me da praia no antigamente em que as pessoas "enchiam" a área quase na totalidade, vindas de todo o lado, depois entrou numa época em que entrou em desuso, e mais recentemente parece que voltou aos tempos de antigamente, década de 80, aproximadamente! Ouço várias pessoas de Penacova a dizer que não vão para o Reconquinho e que preferem ir para Góis, Palheiros, (não colocando em causa a qualidade destas e de outras praias) e outras do mesmo género, não frequentando uma praia que está tão "à mão de semear". A minha pergunta é o que têm estas praias que a nossa não tem? E analisando bem parece-me que nada! Talvez estas pessoas se queixem do estacionamento não ser à sombra, não consigo ver outra coisa! Em relação a quem prefere a de Góis, e apesar de legítimo, pergunto-me se conhecem a do Vimieiro? Talvez não, porque são do mesmo género mas a do nosso concelho é muito mais agradável e de maior dimensão!
A foto que envio, e espero que o blog publique, poderia ser usada para gozar uma vez mais com o Reconquinho, mas para azar de muitos, ou se calhar distraídos com a vaidade, é mesmo o que se tem vindo a passar. Claro que não em tão grande escala, o Reconquinho não tem a mesma dimensão da praia da imagem, mas sempre que o calor aperta lá se nota bem que a praia está com muita gente!

Em segundo lugar, num passado muito recente, Penacova foi "brindada" pelas festividades do município. Situação normalissima, de louvar a adesão do povo penacovense, das iniciativas intra-recinto de festas, de tudo um pouco, desde as tasquinhas, à animação musical, folclórica, e tudo mais. Apesar de já ter existido uma espécie de guerra silenciosa sobre o fim do Festitradições, o certo é que não notei grande diferença porque nessas animações folclóricas estiveram presentes vários grupos (nacionais e internacionais), onde o apresentador de serviço comete duas argoladas brutais, ao dizer "National Hins", quando quereria dizer "National Anthems", referindo-se na apresentação dos Hinos Nacionais, e logo de seguida, ao referir o grupo musical "Azeitonas" por "Azeiteiros", (se fosse na noite do José Cid nem quero imaginar o trocadilho que o homem poderia fazer!) aqui pode ter a ver com os seus gostos musicais, e o Ruizinho de Penacova por "Quimzinho de Penacova". Está correcto que o rapaz até costume acompanhar o Quim Barreiros, mas era evitado tal erro!
A verdade é que muitos criticam mas a ver pelo aglomerado de pessoas, e não me acredito que alguém lá estivesse obrigado, pode dizer-se que as festas foram bem conseguidas!

Cumprimentos a todos, em especial ao blog por permitir que a minha visão destes dois aspectos seja divulgada"

A adega agradece e retribui com a publicação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei especialmente da parte da vaidade. Realmente vi muitos nas festas que passaram a semana a criticar.