quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Memória curta...



É incrível como as pessoas têm memória realmente muito curta. Mesmo aqueles que já deambulam por cá desde a década de 60, ainda que só se começassem a aperceber do que é a vida depois da revolução dos cravos, e aí é que se quer chegar com este texto enviado para a caixa de correio electrónico do blog.

"Com tantos dados divulgados diariamente na comunicação social, que por vezes a adega dá uma mãozinha e divulga também, acho que já era tempo das pessoas abrirem bem a pestana. Dados esses não só de um passado recente mas de há mais de 3 décadas. Quando ouço de um lado “a culpa disto é do Sócrates!”, ou de outro “a culpa disto é de quem votou nestes palhaços!”, e outra palavras de ordem, faz-me reflectir na tal memória muito curta. A todos os que acompanham este blog, e a outros a quem estas palavras possam chegar, deixem que vos dê a minha opinião.
A culpa, responsabilidade, ou o que lhe queiram chamar, tem uma equivalência quase que cronológica. Começa no 1º Governo Constitucional e mantém-se até aos dias de hoje no 19º. Não esquecendo qualquer um deles, vem desde Mário Soares, Alfredo Nobre Costa, Carlos Mota Pinto, Maria de Lurdes Pintassilgo, Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes, Paulo Portas, José Sócrates, e por último Pedro Passos Coelho. Foi desde essa altura que o país começou a viver acima das suas possibilidades. Todos e sem excepção, com mais ou menos tempo de governação, mais ou menos responsabilidade, têm a sua quota-parte daquilo que queriam chamar! Eu chamo-lhe responsabilidade ou falta dela!
Sabendo-se, e não estou a dizer nenhuma novidade para as pessoas que têm mais de 40 anos ou para aqueles que se gostam de manter informados sobre dados histórico/económicos, que o período em que mais dinheiro entrou no nosso país foi nos finais dos anos 80 e início dos anos 90, é de fácil percepção que os investimentos na altura não salvaguardaram o futuro (o tal presente que estamos a viver), e muito do que se gastou por essa altura ainda hoje está a ser pago, e bem pago, com taxas de juro elevadíssimas!
Sem que a culpa morra solteira, a verdade é que desde que me lembre, e já tenho mais de 50 anos, nunca me vieram ao bolso como estão a fazer agora!
Obrigado ao blog por deixar uma opinião simples ser divulgada, valendo o que vale, mas obrigado."

Sem comentários: