quinta-feira, 5 de maio de 2011

Moral para Homenagear...


Bom dia, amiguinhos.
Como noticiou o ionline.pt ( http://www.ionline.pt/conteudo/8207-cavaco-homenageia-quem-ha-20-anos-recusou-pensao-servicos-ao-pais ), o Presidente Prof. Casaco, homenageou o homem que, dizem (e com um certo teor de justiça), foi um dos grandes responsáveias de conhecer-mos a liberdade como ela é, Salgueiro Maia!
Tudo normal, penso eu e pensarão vocês, mas não! A verdade é que o agora Presidente, na altura Primeiro Ministro, negou, vetou, ou outra coisa qualquer que lhe queiram chamar, a pensão a este nobre (não como o outro da AMI) militar. Pensão solicitada em 1988 por serviços excepcionais prestados ao país recebeu um parecer positivo do Procurador Geral da República, mas espantem-se que passados 3 anos perdido em alguma gaveta do Prof. ou de Miguel Cadilhe (na época, ministro das finanças) é recusada!!!
Mais incrivel que isto tudo será o mesmo tipo de pensão ter sido concedida pelos mesmos, anteriormente mencionados, a dois inspectores da PIDE (!!!). Na mesma por serviços relevantes prestados ao país???? Mas que é isto??? Um desses inspectores, a quem foi concedida a pensão pelos tais serviços relevantes, estava entre os que fizeram fogo sobre a multidão que estava na rua António Maria Cardoso - causando os únicos mortos da revolução de Abril!!!
Já sei, eram amigos de infância e não o ia deixar sem pensão, visto que o Prof. também ter pertencido a tal "instituição"!
Felizmente, Salgueiro Maia é condecorado com a Ordem Militar de Torre e Espada no 10 de Junho, a unica forma de lhe conceder a pensão, mas infelizmente apenas a título póstumo, visto o seu falecimento ter sido em 4 de Junho de 1992!
A notícia é de 10/06/2009, mas tem o seu valor. Pela pessoa em causa, e pela enorme atrocidade feita em comparação com outros referenciados no texto.

Sem comentários: